Quando o esporte transforma

Universal usa o jiu-jítsu para libertar os jovens das drogas

A quarta edição do “Torneio Internacional de Jiu-Jítsu Brasileiro Imobilizando o Crack” aconteceu no dia 30 de janeiro e fez com que a competição se tornasse o maior evento de artes marciais contra as drogas no Paraguai.
O evento foi realizado em Assunção, capital paraguaia, e contou com a presença de aproximadamente 250 atletas. Muitos deles vieram de outras cidades. Mais de 40 brasileiros e argentinos também compareceram.
A organização do evento ficou por conta do Projeto Dosis más Fuerte e do grupo Força Jovem Universal (FJU) e foi realizado pela Universal Paraguai e Fundação T-Ayudo.
Vencendo as drogas
O objetivo do torneio, como o nome ressalta, foi conscientizar os jovens sobre a importância de se manter longe das drogas. No evento, durante as disputas, especialistas em dependência química ofereceram aconselhamento aos familiares que sofrem com os vícios.
Há cerca de cinco anos, a Universal em Assunção ajuda na recuperação de muitos jovens. Um deles é Jhonny Torres,que hoje tem 17 anos de idade.
Jhonny começou a usar drogas aos 13 anos. Além de cigarro e álcool, viciou-se também em maconha e cocaína e, para manter o vício, cometeu assaltos e furtos. “Assim fui ao fundo do poço, a ponto de colocar uma arma na cabeça para tirar minha própria vida”, conta ele. “Foi nessa situação que cheguei ao Dosis más Fuerte”.
Graças à participação nas palestras, nos treinamentos e na “Reunião da Cura dos Vícios”, o rapaz abandonou as drogas há dois anos. No torneio, ele conquistou o segundo lugar na categoria adulto. A primeira colocação ficou com Daniel Villalba, que também é ex-dependente químico e integrante do Dosis más Fuerte.
Conquista
A vitória mais importante, todavia, é poder mostrar aos jovens como o esporte é capaz de ajudá-los a vencer. “As artes marciais têm fortes princípios de disciplina e autoestima. Com essas ferramentas, nós buscamos ocupar os jovens, formando um novo círculo de amizade, inclusão social e desintoxicação. A proposta é de que eles sejam campeões no tatame e na vida”, completa o responsável pelo trabalho da Universal no país, pastor Ronaldo Santos.
A Universal mantém diversos projetos sociais e, por meio de seus voluntários, atua em vários setores da sociedade, com o objetivo de levar auxílio emocional, psicológico, material e, sobretudo, espiritual aos que necessitam, em asilos, orfanatos, hospitais, presídios, comunidades, entre outros locais.

Em Limeira interior de São Paulo, a ONG "Unidos Contras o Crack", coordenação Pastor Nilton Santos, desenvolve trabalho com famílias de dependentes, jovens e adultos, para eliminar esse mal chamado Drogas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGENTE DA COMUNIDADE