Inalar a fumaça do cigarro é tão prejudicial quanto fumar

Não fumantes correm os mesmos riscos de contrair doenças que os fumantes


Já é de conhecimento da maioria das pessoas que o fumo traz problemas para a saúde do fumante. Mas inalar a fumaça do cigarro pode ser tão prejudicial quanto o próprio ato de fumar. De acordo com a pneumologista Silvia Rodrigues, dependendo da exposição à fumaça, o fumante passivo pode desenvolver alergias, irritações, enfisema pulmonar e até câncer nos pulmões.
Isso acontece, diz a especialista, porque a fumaça eliminada pelo usuário do cigarro carrega mais de 4.000 substâncias toxicas, como amônia, alcatrão e monóxido de carbono, que diminui a quantidade de oxigênio no sangue.
A frequência com que a pessoa fica exposta à fumaça do cigarro é que gera problemas, então deve-se evitar o contato com ela ou ficar em locais fechados em que as pessoas estejam fumando, mesmo que seja dentro de casa.
Lei antifumo
A lei antifumo federal foi aprovada em 2011, mas só foi regulamentada em dezembro de 2014. Ela proíbe o ato de fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos e narguilés em locais de uso coletivo, públicos ou privados. Além disso, fica proibida a propaganda comercial do produto, mesmo nos pontos de venda. No Estado de São Paulo, a norma está em vigor desde agosto de 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGENTE DA COMUNIDADE