FJU realiza campanha contra o crack em todo o Brasil

Mais de 60 mil jovens participaram da ação no País inteiro

Fonte:          Folha Universal
Já imaginou você estar andando pelas ruas da sua cidade e se deparar com inúmeros zumbis? Parece até cena de filme, não é mesmo? Mas foi o que aconteceu em todo o Brasil nos dias 31 de julho e 7 de agosto.
A Força Jovem Universal (FJU) realizou uma mobilização social chamada "Brasil sem Crack". A campanha teve o objetivo de ilustrar o quão prejudicial é para uma pessoa o uso das drogas, em especial o crack. No final de 2015, o número de usuários já chegava a 2 milhões. O Brasil está no topo do ranking do consumo da droga, segundo estudo do Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas do Álcool e outras Drogas (Inpad).
Como forma de alerta para a população, os voluntários da FJU se caracterizaram de zumbis, fazendo uma alusão ao estado que a droga deixa o dependente. Muitos desses jovens um dia foram usuários e hoje estão livres. Eles carregavam cartazes com dizeres como “Eu já fui um jovem usuário, hoje estou livre”. Outra forma de chamar atenção para a iniciativa foram os “flash mobs” (quando um grupo de pessoas dança uma coreografia em um local público), ao som da música Thriller, de Michael Jackson.
O bispo Marcello Brayner, responsável pela FJU no Brasil, explica o motivo da comparação com os zumbis. "O termo zumbi se refere a um corpo vivo, porém sem alma. É dessa forma que muitos vivem hoje em virtude dos vícios. Tornaram-se corpos sem vida, sem motivação, controlados pelo impulso de preencher algo que falta em sua alma. Tragam um cachimbo de crack, mas, na realidade, é o crack que tem tragado a vida deles. Trouxemos às ruas de todo Brasil jovens caracterizados dessa forma para ilustrar a gravidade da situação que vivemos. Entre eles temos milhares de jovens recuperados e libertos para mostrar que há solução", enfatizou.
“Zumbis” por toda parte
A ação aconteceu em todos os Estados brasileiros. Em Minas Gerais, por exemplo, a ação foi realizada na Praça da Pampulha; em São Paulo na Avenida Paulista; no Rio de Janeiro, a ação aconteceu no Parque de Madureira; e, no Pará, o local escolhido foi o Portal Amazônia.
As pessoas se aglomeravam ao redor dos "zumbis" a cada apresentação. Estima-se que em todo o território nacional mais de 60 mil voluntários saíram às ruas para participar da mobilização e que mais de 150 mil pessoas foram alcançadas nos parques e avenidas.
Para a produtora Marta Nascimento, que passava pela Avenida Paulista no momento da ação da FJU, o evento foi admirável. “Quando vi, chamou minha atenção. Acho esse tipo de ação positivo, já que busca conscientizar as pessoas. Ainda mais nesse lugar que atrai tanto público. É uma questão de cidadania”, ressaltou.

Em Limeira interior de São Paulo a Ong Unidos Contra o Crack, coordenação Pastor Nilton Santos,  realiza trabalho de recuperação com  jovens envolvidos com crack e orientação as famílias que infelizmente sofrem com pessoas que são atingidas por esse mal chamado Drogas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGENTE DA COMUNIDADE