Cinco vezes mais forte que outras drogas, o crack leva à morte em 5 anos


Por Carolina Justi/Estagiária    


O crack é extraído através de um processo químico da folha de coca
O crack é extraído da folha de coda através de um processo químico.
Uma droga que vem destruindo famílias é cinco vezes mais potente que outras drogas e mais barata, o crack tem sido cada vez mais utilizado, não somente por pessoas de baixo poder aquisitivo, mas também pelos cidadãos da considerada classe média alta. A droga que surgiu em meados dos anos 1980 como forma de popularizar a cocaína pelo baixo custo, atualmente vem fazendo mais usuários.
Segundo o antropólogo, Sebastião Vianey, o entorpecente movimenta milhões de dólares no submundo do crime.
“Quem está usando e está dependente das droga está doente e necessita de tratamento. Esta é uma questão de saúde pública. Por outro lado há de se considerar também de um modo mais realista, o fato de que quando estamos falando de drogas, nós estamos falando de um mercado capitalista. Muitas pessoas se enriquecem com esse ‘mercado’ que movimenta milhões de dólares”, explicou o antropólogo.
O crack tem origem nos países andinos. No Brasil tem como principal base a cocaína, droga extraída por meio de processos químicos das folhas de coca, planta originária da América do Sul.
De acordo com o professor aposentado da Universidade Federal de Uberlândia, Roberto Cardoso, o crack funciona para os dependentes como um anestésico da consciência, ou seja, uma forma de as pessoas se refugiarem dos problemas adquiridos no meio de convívio social, seja ele familiar, amigável, amoroso, profissional ou pessoal.
Na forma de crack a droga já fez mais de meio milhão de dependentes no Brasil, com índice de morte em torno de 30% em uma média de cinco anos. Após ser tragado, ele chega ao cérebro em 15 segundos, e o efeito pode durar até 15 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGENTE DA COMUNIDADE