Os perigos de uma atitude desmedida

O consumo de álcool no Brasil supera a média mundial. Ainda assim, jovens bebem de forma exagerada, sem medir as consequências

Toda ação tem uma reação. Quantas pessoas tomam decisões e atitudes sem pensar nos efeitos? Quantas tragédias poderiam ser evitadas se as consequências fossem medidas? O preço que o estudante Humberto Moura Fonseca pagou pelo ato cometido foi bastante alto.
Aluno do curso de engenharia elétrica da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Humberto morreu após ingerir grande quantidade de álcool em uma festa universitária realizada na cidade de Bauru (SP). Testemunhas contaram que o estudante havia tomado mais de 30 doses de vodca em competições que incentivavam o consumo. No local, bebidas eram distribuídas gratuitamente aos participantes. Outras três pessoas que estavam no mesmo evento foram internadas em estado grave.
A morte em decorrência do consumo de bebidas alcoólicas não é um caso raro ou isolado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o álcool matou 3,3 milhões de pessoas em todo o mundo só em 2012. Os especialistas da própria OMS alertaram que beber eleva o risco de desenvolver mais de 200 doenças, além de outras consequências negativas, como acidentes de trânsito e violência.
Outro caso que chamou atenção nas últimas semanas, foi o do jovem acusado de agredir um homem, de 82 anos, na cidade de Santo André (SP). Ítali Paschoalini levou cinco pontos na cabeça. Segundo o idoso, o jovem Eduardo Baionne, de 19 anos, o atingiu com socos e pontapés. Baionne participava de uma festa universitária e estava supostamente alcoolizado.
O estudante estava urinando na porta da casa do idoso, que o pediu para parar. O pedido foi ignorado e Paschoalini pegou uma mangueira para lavar a calçada e molhar o jovem. Baionne irritou-se com a atitude do idoso e se descontrolou. O caso foi registrado no 2º Distrito Policial de Santo André. Esse é mais um exemplo de como o uso da bebida pode ser prejudicial e destrutivo.
A cultura de que é preciso beber para interagir socialmente, para fazer amigos ou para ficar desinibido, reforça ainda mais a atitudes de jovens como Humberto, que bebeu de forma desmedida. Contribui também para ações violentas – a agressão, qualquer que seja, é o reflexo do descontrole emocional e nada tem a ver com o uso da razão.
Não é necessário ser durão para consumir qualquer bebida. É preciso ser durão e firme para saber recusá-la. O consumir álcool em excesso não traz benefícios. Ao contrário, causa boa parte das mortes no trânsito, gera conflitos, brigas e leva a comportamentos de risco, como sexo desprotegido e uso de substâncias ilícitas. Se não traz benefícios, para que consumir?

Comentários

Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários referentes à matéria em questão. Somente comentários relevantes serão autorizados. Pedidos de oração e orientação podem ser feitos na página do Pastor Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGENTE DA COMUNIDADE